quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Se conheça... [Conheça-se, para os fánaticos por potuguês]


[Post com certos erros de português]

Tenho 18 anos e estou, novamente, num momento conturbado da minha vida. Desejos profissionais e desejos pessoais. Eu tenho trabalho e tenho escola (universidade no caso) e preciso decidir o que realmente quero, posto que continuar nos dois vai ser algo impossível hora ou outra e não sei mais se conseguirei continuar "empurrando com a barriga" por muito tempo...

Daí eu penso:

Se eu pudesse voltar no tempo e falar algo para o EU de 5 anos atrás, eu diria: Se conheça.
É bastante coisa a se pensar... na educação brasileira deveria existir um ano inteiro só de acompanhamento pras pessoas se auto-conhecerem, ou durante os anos normais mesmo... O que seria até melhor, mais tempo.          
Eles pouco induzem o aluno a pensar sobre si mesmo, sabe???
“Conheçam o mundo, conheçam o mundo! conheçam humanas e exatas!"
Mas ninguém fala: "se conheçam".

O post vai ser “meio vago” mesmo, quero ver se surge algum comentário que me ajude a pensar mais.


Obrigado por ler e obrigado pela visita.

7 comentários:

Chiih Onigiri-chan disse...

Talvez fosse esse o intuito quando colocaram como disciplina obrigatória filosofia. Alguns colégios tem outras matérias, como sociologia e até psicologia!
Mas dai (no caso da filosofia) você fica preso a conhecer os grandes pensadores e não pensa sobre você mesmo. Pelo menos foi assim pra mim...
Mesmo tentando remediar o sistema educacional continua mais do que fail. Somos impostos a cumprir tarefas prédeterminadas, sem ter tempo de pensar em qualquer outra possibilidade. treinados para ser só mais uma mão de obra de grandes empresas, mesmo o mercado de trabalho tendo mudado completamente.
No ensino fundamental nos preparamos para o ensino médio e o ensino médio para o vestibular... Seguindo um currículo de estudo digno de pena.
:3

Acho que era isso

Chiih Onigiri-chan disse...

Erros de português a parte, claro.
Sou uma vitima do sistema... :X

Rafael disse...

Doce ilusão, essa de achar que você deveria aprender a se conhecer na escola.

Uma pessoa poderia passar a vida inteira fechada sobre si mesma, apenas tentando se entender e conhecer e, ainda assim, não andaria nem metade do caminho.

E não há como te ensinarem a se conhecer. Isso é algo que você deve aprender sozinho, se conseguir...

O que a Escola faz, e tanto as públicas quanto as particulares falham miseravelmente ao tentar, é te dar o embasamento para tanto.

Conhece-te a ti mesmo. Mas como?

Dizem que a única maneira que há para que alguém venha a se entender é aquela velha história da tentativa e erro...

Sendo assim, de nada adianta parar e refletir por anos e anos sobre quem você é.

É mais fácil descobrir quem você não é, vendo as coisas das quais não gosta e, quem sabe, com sorte, no futuro, você consiga, por eliminação, acabar esbarrando na sua essência mais pura...

Mas cá entre nós, acho pouco provável. A graça de "ser" humano é a inquietação inerente ao nosso existir.
É o que te faz sempre querer se conhecer. =D

EnmaBR disse...

continuo achando que eles deveriam instigar mais os alunos a se conhecerem e que deveriam proporcionar mais momentos de auto-conhecimento
independentemente se ia servir muito ou pouco, sem tentar tudo que se diz são conjecturas.

Anônimo disse...

todo mundo criou essa ilusão de "servir ao mundo" sem sequer saber sobre sí,se conhecendo se ajudando talvez seja a melhor maneira de conhecer e ajudar o mundo.

ϟ Sugar disse...

Não posso comentar muito sobre isso, sou um exato exemplo dessa ausência de auto-conhecimento. O resultado disso é o pleno caos. Até porque eu estou em constante mudança, tanto em pensamento como em atitudes. Mas uma coisa tenho descoberto: meus erros do passado realmente me ajudam MUITO a saber quem sou hoje e tem me feito mais sábia ao escolher novos caminhos a tomar.

Unknown disse...

nos conhecer vem desde que nascemos, e um ano para que possamos nos conhecer não é suficiente, pois afinal a gente se descobre com as experiências vividas, a gente tem mutações durante toda a vida, e isso faz parte.

meu comentário de hoje é esse
beijo enma :)